Comunidades de Óbidos protestam contra falta de Energia

05/11/2013 00:08

Moradores da Comunidade de Igarapé Açu, Apolinário, Andirobal, Ipixuna, Surva, Ananaí e Frei Edmundo, em Óbidos, protestaram nesta segunda feira, em frente ao escritório da Rede Celpa, contra a falta de Energia nessas comunidades, o que vem causando uma série de prejuízos aos seus moradores.

Depois de percorrerem várias ruas da Cidade de Óbidos, acamparam em frente ao Escritório da Rede Celpa, munidos de cartazes e faixas, carregando lamparinas e lampiões, protestaram até os lideres do movimento, serem recebidos pelo Gerente de Relacionamento da Celpa.

Fleimar, um dos líderes do movimento falou sobre o motivo da manifestação, que segundo ele, estão reivindicando uma melhor qualidade da energia para a Comunidade e comentou: “...chegamos a ficar até 3 dias sem energia, isso acarreta um prejuízo incalculável. A nossa escola já não tem aulas noturnas,  com isso, os alunos do ensino médio estão sendo prejudicados diretamente. O Posto de Saúde também está funcionando precariamente,  sem falar nos eletrodomésticos que constantemente estão queimando, por conta das interrupções constantes e inesperadas de energia”, comentou Fleimar.

Segundo Fleimar, esse problema de energia já vem acontecendo há 3 anos . “Então não aguentando mais, resolvemos fazer este protesto numa forma de chamar a atenção das autoridades, do órgão que compete responder por isso e chegamos até aqui.”, reclama Fleimar.

“A Comunidade de Igarapé Açu pode estar esquecido por parte das autoridades, mas que hoje nós resolvemos acordar. Nós queremos mudar a nossa realidade. Nosso primeiro foco é retornar nossa energia, mais depois será o poder Municipal, inclusive nós já tivemos um contato por parte do Vice Prefeito, que garantiu que amanhã, ele e alguns vereadores, estarão por lá (Igarapé Açu), para ouvir o povo de Igarapé Açu e ver o que eles podem fazer, diante dos problemas que nós temos lá e que dizem respeito a Prefeitura Municipal de Óbidos”, comentou Fleimar.

Fleimar também informou que o protesto foi pacífico e que surgiu um boato na cidade, que eles iriam quebrar carros, incendiá-los, “...o que não passou de boato. Não é verdade”, comentou.

Depois de algum tempo, com gritos e palavras de ordem, uma comissão do movimento foi recebido pelo Sr. Alexandre, que é responsável pelo setor de relacionamento pessoal da Rede Celpa, entre eles, Fleimar, o qual comunicou aos manifestantes o resultado da reunião:

“Nada como uma boa conversa para resolver um problema. Eu saí ali de dentro satisfeito. O que nós havíamos pensado como solução imediata, que seria a religação para a estação de Curuá seria outro problema, pois em 2014 Curuá deixará de gerar energia, resolve hoje, mais futuramente não. Para solucionar o problema, a Rede Celpa utilizará um equipamento chamado de “religador”, o qual já existia, e que só foi ligado na sexta feira, motivo pelo qual, desde sexta feira, as nossas comunidades não tiveram mais interrupção de energia elétrica. Nós sabemos que a nossa energia é péssima, mas permanecer com a energia de Óbidos, com o tal do “religador” ativado,  agora é a melhor solução para o nosso problema. Ele nos garantiu e nos deu certeza absoluta, que a partir de sexta feira, as interrupções no serviço de energia elétrica na nossa região, serão esporádicas, podem acontecer uma vez ou outra e vão dura pouco tempo. Então é isso que tenho pra falar pra vocês. Uma explicação mais técnica e mais precisa, deverá ser dada por ele, que virá daqui há pouco falar com todos”, finalizou Fleimar.

Representantes das comunidades de Igarapé Açu, Apolinário, Andirobal, Ipixuna, Surva, Ananaí e Frei Edmundo estavam presentes na manifestação. Segundo informações, as comunidades do Matá, São José e Silêncio, também estão se organizando para reivindicarem uma melhor qualidade de energia, haja vista que essas comunidades estão com problemas idênticos, a péssima qualidade de energia.

www.chupaosso.com.br