Detentos fazem princípio de motim na Delegacia de Oriximiná

21/02/2014 22:58

Polícia Militar foi ao local e controlou tumulto. Delegacia tem capacidade de custodiar 15 detentos.

 
   

PM

PM foi acionada e conseguiu controlar o motim. (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Oriximiná)

Do G1 Santarém

 

Um princípio de motim foi registrado por volta de 15h desta quinta-feira (20), na Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná, oeste do Pará. Segundo o comandante de Policiamento, Capitão Marcelo Ribeiro, a unidade tem cinco celas, cada uma com capacidade para  três detentos, ou seja, pode custodiar até 15 detentos, mas estar superlotada, com 37 presos.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu controlar a situação. De acordo com o delegado Eduardo Simão, no momento do motim tinham pessoas sendo atendidas na unidade. “Nós fomos verificar e os presos que deveriam estar nas celas, estavam amontoados em frente ao portão que dá acesso a saída do xadrez. A princípio houve um início de rebelião porque eles começaram a jogar garrafas de plástico contra as grades para evitar a nossa entrada”, contou.

Segundo o delegado, após uma vistoria no local foram encontrados telefones celulares e objetos utilizados para serrar as grades das celas. “Foi chamado um ferreiro para fazer o conserto e reforço das celas. Foram consertadas as barras que foram serradas e também foi posto reforço, cantoneiras de ferro e aço entre as barras das celas para dificultar que fossem serradas. Durante o reparo encontramos duas serras e elas teriam sido trazidas pelas companheiras dos presos”.

Simão informou que foram solicitadas vagas nos presídios do estado, mas ressaltou que a disponibilidade de vagas não segue o ritmo de entrada de novos presos nas delegacias. Na segunda-feira (24), seis detentos sendo quatro homens, e duas detentas serão transferidos do município para a Penitenciária de Cucurunã, em Santarém.

Segundo ele, que será realizada uma apuração para identificar quem eram os líderes responsáveis pelo motim, que tinha como finalidade a tentativa de fuga.

Em entrevista ao G1, nesta quinta-feira (20), o Superintende do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), André Cunha, informou que está sendo planejada a construção de um presídio no município de Óbidos, municipio vizinho de Oriximiná. O objetivo é diminuir a superlotação nas delegacias dos demais municípios da região.